CIDADES, GESTÃO, COMPORTAMENTO E REGULAMENTAÇÃO


 

Faculdade Ruy Barbosa
Cursos de: Arquitetura, Administração, Psicologia e Direito
I° Colóquio Internacional: Cidades, Gestão,
Comportamento e Regulamentação.
(Espaços Esportivos 2012)
Coordenação: Alberto Freire de Carvalho Olivieri e Ana Margarida Nascimento

O primeiro Colóquio Internacional: Cidades, Gestão, Comportamento e Regulamentação tem como tema para 2012; Espaços Esportivos. Ele inaugura uma série de Colóquios que deverão acontecer como forma de consolidação da relação de pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores da Faculdade Ruy Barbosa, notadamente dos cursos de ARQUITETURA, ADMINISTRAÇÃO PSICOLOGIA, DIREITO e ÁREAS AFINS integrados às Universidades: UFBA e UNEB com o objetivo do fortalecimento da prática cotidiana em pesquisa na RUY, uma faculdade privada. A relação desta Faculdade com instituições internacionais de ensino, sobretudo com a DEVRY, e particularmente a Universidade de Paris 8 através do presidente do grupo internacional de pesquisa RETINA, o professor François Soulages, nos permitirá um crescimento como instituição de pesquisa permitindo trocas e transferências de saberes, na área científica, artística e social. Essas ações somam-se às atividades da Faculdade para que ela possa desempenhar o seu papel no ramo empresarial, no desenvolvimento das ciências, e da responsabilidade cidadã nas suas relações com as instituições internacionais. O tema escolhido cria aberturas de campos de pesquisa com enfoque em novas leituras dos espaços das cidades, especialmente as metrópoles brasileiras que receberão em 2014 os jogos da Copa do Mundo, uma oportunidade para que os olhares dos cidadãos em relação aos espaços, a gestão e o comportamento possam evoluir baseados em discussões que se desenvolverão em torno das pesquisas, efetuando novas leituras dos espaços esportivos, sua formas de organização, gestão e das relações entre as pessoas. A cidade como expressão de cultura identificando-se fronteiras geoartísticas e geopolíticas “Como pensar as fronteiras, quais os paradigmas para que elas sejam esclarecidas?” Como os espaços esportivos e os megaeventos são reproduzidos e sua relação com a gestão do Estado a cidade como dispositivo de geração de espaços de subjetivação e o espaço como paradigma geopolítico? O esporte como atividade de formação educacional do corpo integral, e sua importância na constituição de um governo na etocracia, na participação cidadã e na constituição da identidade nas relações entre as fronteiras com o global. Como os profissionais, arquitetos urbanistas, administradores, psicólogos, juristas e educadores físicos atuam em relação a esses espaços? Deveremos abordar o tema da gestão desses espaços, sua projetação, e a relação com o corpo integral, na importância do esporte como comportamento social e sua regulamentação, explorando o ciclo das novas mídias, o uso da internet na democracia e as transformações filogênicas que possam ocorrer nas fronteiras entre o corpo a educação, espaços e desenvolvimento do processo educacional das subjetividades no virtual e na educação corporal.
PROGRAMAÇÃO
Local: Auditório da Faculdade Ruy Barbosa-Rio Vermelho, telefones: 
71 96339086 / 71 88398189
Dia 26 /09/2012
08h00min - Abertura. Prof.ª Ana Margarida Nascimento coordenadora do Curso de Arquitetura da Faculdade Ruy Barbosa.
08h30min - Conferência de Prof. François Soulages, presidente do RETINA Internacional (Abertura professor da Universidade de Paris 8 :O Paradigma Esportivo).
09h00min - - Palestra Prof. Lourenço Mueller Costa: Gol de Bicicleta: O Transporte Individual, não Poluente como Paradigma e a Cultura das Bikes.
09h30min - Palestra Prof. Alberto Freire de Carvalho Olivieri, professor da faculdade Ruy Barbosa: Espaços Esportivos, Corpo e Subjetividades
10h00min – Pausa para Café
10h10min - palestra Prof.ª Ariadne Moraes, Faculdade de Arquitetura a UFBA: Megaeventos esportivos, Planejamento Estratégico, Operações Urbanas e a Criação do Estado de Exceção.
10h40min - palestra Prof. Joaquim Viana Neto: IHAC/DMMDC/PPGAU/UFBA: Cidade-Dispositivo: Capitalismo e as Semióticas de Subjetivação.
11h10min - Palestra Prof. Milton Jordão: Presidente Associação do Direito Esportivo, Professor Da Ruy Barbosa: Direito Esportivo
11h40min- - Palestra Prof. Wagner Wallace Farias: Projeto de Autódromo Internacional, Professor da Ruy Barbosa.
12h10min- - Palestra Prof.ª Amélia Conrado, FACED/UFBA: A Capoeira Esporte e Comportamento.
Dia 27/09/2012
08h00min- Palestra Prof. Lucas Portela Jerzy, Coordenador da Comissão de Mobilidade Humana e Trânsito do Conselho Regional de Psicologia da Bahia:
08h30min - palestra Prof.ª Maria Cecília de Paula e Silva, FACED/UFBA: Corpos Esportivos.
09h00min- palestra Arquiteto, Andrei Mueller, SUCAB: Projetos de Estádios.
09h30min - palestra Prof. José Antonio Leão, UNEB: Espaço, Gestão e Comportamento no Esporte.
10h00min – Pausa para café
10h30min - Palestra Prof. Marcos Rodrigues, FAUFBA: Esporte e Mobilidade Urbana.
11h00min – Palestra Prof. Renato Paes: A Psicologia do Esporte, Instituto Fazer Acontecer.
11h30min- palestra Prof. Adriano Gentil, UNIEURO, Brasília D.F: O Esporte e o Gênero,
12h00min - Palestra Profa.Juliette Robichez, Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Ruy Barbosa: Expropriações e os Megaeventos nacionais
12h20min-Encerramento Prof. François Soulages, Universidade de Paris 8.