FRONTEIRAS GEOPOLÍTICAS E GEOARTÍSTICAS

 
INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROF. MILTON SANTOS - IHAC
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA
UNIVERSITÉ PARIS 8
RETINA.INTERNATIONAL
(Recherches Esthétiques & Théorétiques sur les Images Nouvelles & Anciennes)
TRO.PUS
(Grupo de Pesquisa em Cidades e Territórios)
I COLÓQUIO INTERNACIONAL
PROBLEMAS DAS FRONTEIRAS GEOPOLÍTICAS E GEOARTÍSTICAS
Coordenação: Joaquim Viana Neto
27 e 28 de Setembro de 2012
Local: Auditório do Pavilhão Glauber Rocha - PAF III – UFBA, Campus de Ondina.

O grupo RETINA.Internaciotional (Recherches Esthétiques & Théorétiques sur les Images Nouvelles & Anciennes), sob a coordenação do Prof. François Soulages, da Université Paris 8 e do Institut National d'Histoire de L'Art à Paris, vem construindo em 2012 uma série de colóquios, que tiveram e terão abrigo em diversos países (Brasil, França, Bulgária, Marrocos, Peru, Eslováquia e Turquia), no intuito de refletir sobre as problematizações contemporâneas referentes às fronteiras geopolíticas e geoartísticas. A temática proposta pelo RETINA.International surge sobretudo pela urgência em se discutir os caminhos que a arte e a filosofia política podem propor para pensarmos criticamente as zonas tensivas das fronteiras. Emerge também a partir da necessidade de se criar um espaço aberto para se discutir os acontecimentos mais recentes, os movimentos de protestos em escala global, o novo panorama que se apresenta em torno da crise econômica e as destituições que envolvem os novos arranjos dos aparelhos de Estado.
O I Colóquio Internacional: Problemas das Fronteiras Geopolíticas e Geoartísticas, que será realizado pela aliança da Université Paris 8 e a Universidade Federal da Bahia, representada pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC, será o sétimo encontro do RETINA.International em 2012 sobre o ciclo de pesquisa FRONTIERES.

PROGRAMAÇÃO
27/09
17:30h - Palestra de abertura: Prof. Dr. François Soulages - Université Paris 8 – (Séparer & unir)
18:15h - 21:15h – Mesa 1: Prof. Dr. Alberto Olivieri - PPGAV/UFBA/Faculdade Ruy Barbosa - (O limbo das artes contemporâneas); Prof. Dr. Joaquim Viana Neto - IHAC/DMMDC/PPGAU/UFBA - (Micropolíticas das fronteiras: a arte do lado de fora)
28/09
14:30 - 18:30h – Mesa 2: Prof. Dr. Cristiano Figueiró - IHAC/UFBA (Territórios sonoros - música urbana e tecnologias livres); Prof. Dr. Ivan Maia de Mello - UNILAB (Transitando na fronteira entre poesia e filosofia: metáforas e conceitos) ; Prof. Dr. Edson Dias Ferreira - UEFS (Fronteiras étnicas e imagens);  Prof. Dra. Elisa Campos - EBA/UFMG (Aberturas e atravessamentos: poéticas da ação na Arte hoje)

Exposição: Fronteiras geopolíticas (Franz Aabaa)